O motor THP (Turbo High Pressure) da Peugeot foi desenvolvido em parceria com a BMW para entregar aos clientes da marca o melhor resultado nas pistas. Quando o assunto é desempenho, o propulsor tira de letra, graças à tecnologia aplicada que aumenta a eficiência do componente.
Não é apenas a Peugeot que afirma que o motor THP possui inúmeras vantagens. O propulsor já recebeu diversos prêmios por sua eficiência pela imprensa automobilística internacional.
Por esse motivo, o motor THP tornou-se um verdadeiro símbolo do downsizing. As principais vantagens são a baixa cilindrada e a alta potência, que combinadas resultam na maior economia de combustível que é possível atingir.

Informações sobre o motor THP da Peugeot

Peças - motor Peugeot
O motor THP da Peugeot foi desenvolvido a partir da união de diversas soluções de engenharia que foram adotadas no projeto. Para chegar ao resultado que observamos atualmente, foi necessário um complexo gerenciamento eletrônico, com o objetivo de elevar ao máximo a eficiência no consumo de combustível, sem perder a eficiência.
Para que isso fosse possível, foram aplicadas estratégias de injeção e pilotagem de elementos, como o turbo e uma bomba d’água que integra o componente.
Para que você entenda melhor sobre o que estamos falando, vamos exemplificar com resultados alcançados pelo propulsor. O motor 1.6 de quatro cilindros chega a até 165 cv de potência a 6.000 rpm, com um torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm.
Os números apresentados são obtidos em motores maiores. Além disso, a economia de combustível está bem acima do que o propulsor é capaz de entregar.
O motor conta com diversos sensores para chegar a esse resultado. Entre eles estão o sensor de pressão de admissão de ar, o sensor de pressão de gasolina, o sensor de denotação do motor, o de medição do nível do óleo, de rotação e de fase.
Desta forma, é possível ter a certeza de que os melhores resultados estão sendo atingidos. Caso haja algo errado com o propulsor, os sensores disponíveis terão o papel de avisar o condutor sobre possíveis problemas.

Veículos da Peugeot equipados com esse motor

Interior veículo Peugeot
O motor THP está presente em diversos modelos da Peugeot. São eles o 3008, 308 THP (hatch), 308 CC (conversível), 408 THP, 508 e o esportivo RCZ.
O SUV Peugeot 3008 é um veículo inteligente, repleto de recursos tecnológicos. O modelo oferece piloto automático inteligente, freio de segurança automático, sistema de ponto cedo, leitor de sinalização de velocidade, entre muitos outros recursos.
Por sua vez, o Peugeot 308 THP vem com um motor turbo de 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Na lista de equipamentos, está um teto panorâmico de série, que contribui para o luxo do modelo.
O Peugeot 308 CC (cupê conversível), por sua vez, é um modelo para quem quer ir um pouco além no quesito luxo. O Peugeot 408 THP é a opção sedã com a configuração de motorização mais eficiente.
O Peugeot 508, por sua vez, é uma novidade da marca, que possui a pretensão de estar entre as referências quando o assunto é sedã premium. Por fim, o esportivo RCZ é um modelo mais antigo da marca, com itens de luxo dignos de um lançamento.