Boa notícia para os brasileiros que amam a marca do leão: a segunda geração do 2008 está finalmente chegando. A produção da novidade flagrada em testes no território brasileiro deverá começar ainda no primeiro semestre deste novo ano que se inicia.


São quase oito anos no mercado brasileiro e o modelo praticamente segue na briga com seus concorrentes sem atualizações. Até 2024, o SUV deve finalmente ganhar uma segunda geração. O modelo seguirá a filosofia de design global da marca e aparecerá por aqui com visual atualizado em relação aos modelos europeus.


Dito isso, os novos modelos sul-americanos 2008 devem estrear com uma reestilização visual meia-vida, em relação aos modelos vendidos na Europa a partir de 2019. É a mesma estratégia adotada pela gigante automotiva PSA no lançamento do Citröen C4 Cactus no Brasil.


Há alguns meses, a Stellantis trouxe para o mercado brasileiro o e-2008, a versão com powertrain elétrica importada da Espanha. Essa configuração segue o próximo novo motor de combustão interna 2008 com linhas fortes, faróis full LED com 'dentes de sabre' como luzes diurnas e na traseira é possível notar semelhança com seu irmão mais velho 3008.


De acordo com o site Mobiauto, a equipe de engenharia concluiu a 'nacionalização' do veículo e afinaram seus itens e elementos para as estradas brasileiras.


A palavra nacionalização está entre as porque, apesar de o projeto ser tratado desta maneira pelo grupo automotivo, o modelo será produzido em Palomar, na Argentina, assim como seu irmão menor 208.


A proposta do SUV é semelhante a do hatchback, ambos compartilham a base modular CMP. Devemos esperar uma óptica poderosa e excelentes acabamentos interiores, mesmo na versão mais simples.


A Revista Quatro Rodas descobriu e revelou em setembro de 2022 que o objetivo da segunda geração era manter o Volkswagen T-Cross fora dos holofotes no segmento de SUVs compactos. Com isso em mente, podemos esperar ainda que a nova geração do 2008 substitua os motores 1.6 e THP naturalmente aspirados da PSA por GSEs originalmente da montadora italiana Fiat.


Como opção de entrada, o 2008 produzido na América do Sul trará motor 1.0 T3, três cilindros Turboflex Multiair III de injeção direta, o mesmo dos modelos Pulse e Fastback, oferecendo até 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A transmissão que fecharia essa powertrain é automática de sete velocidades.


Nas versões de topo, o SUV seria equipado com um motor 1.3 T4, com mais uma cilindrada, chegando a produzir 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Isso é combinado com uma transmissão automática de 6 marchas.


A Stellantis está trabalhando em uma tecnologia que será aplicada à família de motores GSE, incluindo os já mencionados T200 e T270, para que isso possa oferecer um motor híbrido leve para modelos futuros.


Segundo fontes da Mobiauto, a Stellantis planeja produzir o primeiro protótipo da segunda geração do Peugeot 2008 em maior de 2023. Portanto, a estreia no mercado eventualmente no último trimestre deste ano ou no início de 2024.