SUV turbo com melhor custo-benefício no mercado brasileiro


Com valor mais competitivo na linha 2023, SUV francês com motor 1.6 THP tem desempenho e valor de preocupar a concorrência


Em 2020 a Peugeot registrou os novos desenhos industriais da nova geração do SUV compacto no Brasil, porém o modelo 2008 não mudou nada por aqui, até agora. Apesar de já ser vendio na Europa o modelo atualizado, no mercado brasileiro ainda é oferecido o mesmo crossover desde 2015. A linha 2023 foi lançada no Brasil em Julho deste ano, e trouxe poucas atualizações consigo. Confira abaixo todas as informações da nova gerão do SUV compacto 2008.



Peugeot 2008 2023: Upgrades



O SUV agora possui espelhamento na tela de multimídia de 7 polegadas compatível com o sistemas Androi e IOS, basta utilizar os apps Anroid Auto e Apple Carplay, entretanto, a conexão só é possível por cabo.


Na versão de topo, o sistema de segurança possui seis airbags, freio ABS, ancoragem isofix e controle eletrônico de estabilidade, camêra de ré, sensores traseiros de estacionamento, faróis DRL, vidros elétricos com sensor antiesmagamento e faróis com acendimento automático. No habitáculo, central multimídia frlutuante, ar condicionado dual zone, controle de cruzeiro e teto solar panorâmico, quadro de instrumentos elevado, seguindo o conceito i-Cockpit. A versão Griffe também traz bancos em couro e acabamento interno em dark titanium.


As rodas serão de liga leve aro 16 polegadas, apesar de a maioria de seus concorrentes já usarem um conjunto de aro 17.



Motorização


Sob o capô do SUV na versão topo de linha, Peugeot 2008 Griffe, encontramos um motor 1.6 THP capaz de ir de zero a 1000 km/h em apenas 8,1 segundos, ocupando o quinto lugar na lista de SUV's compactos mais rápidos do mercado. Nesta versão, vem equipado com motor 1.6 turboflex com injeção direta de combustível, chegando a produzir 173 cv de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque a 1.4000 giros, quando abastecido com etanol.

Para além disso, essa versão possui ainda um botão giratório no console que oferece ao motorista diferentes opções de terreno. Apesar de ter apenas tração dianteira, a opção de selecionar terrenos como terra, barro e areia é uma incrível solução para alcançar uma melhor distribuição de torque e aderência significativa em um cenário off-road.


As poucas mudanças estéticas no SUV compacto não são tão significativas quanto a adição de duas novas versões na linha 2023, os Peugeot 2008 Allure e Style. Ambas as versões usam o motor 1.6 de quatro cilindros aspirado, com capacidade de atingir 120 cv de potência e 15,7 kgfm. Investindo mais 13 mil reais, os clientes poderão adquirir o Puegeot 2008 Style THP, também uma versão debutante, equipada com motor 1.6 THP que alcança 173 cv subtituindo o propulsor aspirado.


Independente da variante escolhida, o Peugeot 2008 vem acompanhado de um câmbio automático de seis velocidades, levando o modelo a ser o SUV mais barato no mercado nacional a oferecer esse recurso.




Exterior


A reestilização se destaca por uma grande mudança na tampa do porta-malas com uma régua horizontal estendida em preto que lembra de leve o estilo do modelo vendido na Europa. As lanternas traseiras agora em led estão restritas apenas às versões de estreia Style, Style THP e a topo de linha Griffe.


Na dianteira os retoques são tímidos, como novos faróis com máscara negra e lanternas com lentes fumê conectadas por uma barra em preto brilhante e grade frontal em tonalidade escura com detalhes cromados. Em todas as versões o modelo traz pintura em bicolor, com o teto sendo pintado de preto e cores comuns no resto da carroceria. Há uma nova opção de pintura da carroceria, Cinza Artense -- Até a versão 2022, essa opção era restrita à versão de topo.



Preços e versões Peugeot 2008 2023


Peugeot 2008 Allure: R$ 99.990

Peugeot 2008 Style: R$ 106.990

Peugeot 2008 Style THP: R$ 124.990



Dimensões


4.159 mmm de comprimento, 2.542 mm de entre-eixos, 1.739 mm de largura, 1.583 mm de altura, 355 litros de porta-malas e um tanque de combustível com 55 litros de capacidade.