No momento em que a Peugeot apresentou pela segunda vez o facelift do 2008, todos se perguntaram o que levou a marca francesa a optar por uma reestilização ao invés de trazer a nova geração do modelo para o Brasil. Afinal, ele usa diversos elementos do 208 argentino. Confira abaixo a declaração do gerente da Peugeot, Citroen e DS na Argentina.

“Quando lançamos o 208 produzido em El Palomar, há dois anos, e nos perguntaram sobre a possibilidade de produzir também o novo 2008, dissemos que era um projeto que não estava nos planos e era verdade. Hoje, podemos dizer que é algo que não descartamos e estamos analisando”.

O principal obstáculo até então era que o Citröen 2008 era considerado um projeto muito caro para o mercado brasileiro, o que fez a marca francesa manter a geração mais velha nas fileiras por aqui. No entanto, em um futuro próximo, ele encontra dois outros problemas.

Porto Real (RJ) se prepara para produzir o novo Citroën C3 com plataforma CMP e a fábrica se dedicará à essa plataforma. Até aqui tudo muito tranquilo, certo? Errado. O Citröen C4 Cactus e o atual Peugeot 2008 ainda usam a base PF1, que não é mais usada globalmente pelo Grupo Stellantis há um tempo. A CMP será renomeada STLA Small em breve passará também a ser a base para os irmãos do grupo como Fiat e Jeep, que já compartilham plataforma nos modelos Toro e Renegade.

Em Porto Real, o C3 será o primeiro modelo a apresentar a plataforma, mas a Stellantis prometeu mais dois veículos com a plataforma em três anos. Portanto, o atual Peugeot 2008 será o único com a plataforma antiga. A lógica é que o novo 2008 seja fabricado na Argentina para aproveitar os componentes do 208 e as instalações que já são fabricadas lá.

e-2008

Isso ainda pode levar algum tempo. A Peugeot reestilizou o antigo 2008 para mantê-lo no mercado por mais alguns anos. E até lá com o andar da carruagem, o novo 2008 já deve ser produzido na Argentina, e fazendo uma conta básica (somada a esperança) podemos dizer que o lançamento será entre 2024 ou 2025. Mas sem desespero, a geração atual chegará ao Brasil antes disso.

Valores

A sagacidade, vulgo muita pesquisa, da Peugeot em perceber que o perfil de seus compradores traz uma marcante diferença em relação aos SUVs a combustão e elétrico colocará o valor lá em cima.

Os compradores de carros elétricos preferem SUVs a hatchbacks na faixa dos R$ 300.000+, e é completamente compreensível. Veículos elétricos custam mais que os movidos a combustão, então se for para pagar mais caro, que seja em um carro que tenha espaço para toda a família e quem sabe o cachorro, não é?

O e-2008 deverá ser posicionado na faixa de R$ 300.000+. Vale lembrar que o e-208 GT é vendido atualmente por R$ 264.675.