Todo motorista que tem um Peugeot sabe muito bem: para preservar a boa estética do carro, é fundamental cuidar bem da lataria do veículo, cuidando para evitar amassadinhos e, claro, lavando-a com regularidade.

Afinal, manter a lataria limpa prorroga bastante a vida útil do veículo, bem como a durabilidade da pintura, pois lavar o carro é um processo de remoção de contaminantes, tais como maresia, areia, restos de insetos e sujeira em geral.

E se você é daqueles que julgam as lavagens comerciais caras, preferindo fazer a própria limpeza do veículo, é fundamental então saber quais são as melhores formas de se lavar o seu Peugeot sozinho.

Por isso, o blog da Saga Peugeot listou dicas importantes, que começam pela importância de se estabelecer uma rotina: por exemplo, uma lavagem por semana – ou, no máximo, uma a cada quinze dias. Vamos às outras.


Antes de tudo, use produtos adequados

Há muitos anos especialistas apontam que o uso de produtos inadequados na limpeza do seu carro pode ter um efeito ainda mais nefasto que o de deixar o veículo por longo tempo sem lavar.

E é muito importante que, ao lavar o seu Peugeot, você não negligencie isto. Ou seja, não economize: use produtos específicos para cada parte do carro – é um investimento que vale a pena.

Materiais como detergentes de louças ou sabão em pó danificam a pintura do veículo e causam manchas. Opte, então, por shampoo próprio ou sabão neutro.

Ah, sim, e muito cuidado também com as luvas de lavagem e as toalhas para secagem do carro: prefira as de lã natural ou microfibra, para não arranhar a superfície do carro.

Na hora H, lave por partes

Na hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na bucha e no sabão, há uma regra fundamental da lavagem de um veículo que deve ser obedecida: lave-o de cima para baixo, sempre!

Sendo mais didático ainda, é o seguinte: lave primeiro o teto, depois os vidros, em seguida o capô, porta-malas, laterais e, por fim, as rodas.

Quanto às rodas, um registro importante: há quem as considere a parte prioritária na lavagem, já que acumulam mais sujeira que a carroceria e, portanto, ao começar por elas, evita-se que os resíduos respinguem no restante do veículo quando ele já estiver limpo.

Quando terminar a lavagem de todas as partes do carro, remova a espuma do shampoo, utilizando o esguicho com menor pressão e deixando a água escorrer vagarosamente sobre o veículo.

Depois da água e sabão, o pano

Nesta etapa, o da secagem do seu Peugeot, é imprescindível estar munido de toalha de um dos seguintes materiais: algodão, silicone ou microfibra. Qualquer outro material fora dessa trinca pode colocar em risco a pintura do seu carro.

Depois, seque o seu veículo arrastando a toalha lentamente aberta sobre a superfície do veículo ou comprimindo-a sobre uma área para absorver a água.

Limpeza interior

Aqui, vai um plus do blog da Saga Peugeot, embora nosso tema de hoje fosse a conservação da pintura do seu Peugeot. Mas isto também é importante para a estética e boa conservação do carro: não deixe o interior de lado! 

Equipado de um aspirador portátil, dê atenção aos locais mais esquecidos, como cantos e partes internas das portas, onde certamente há muita sujeira e poeira localizadas.

Já os tapetes de borracha devem ser retirados e lavados com escova e sabão. 

E aí, gostou das dicas da Saga Peugeot para que você dê a lavagem mais correta e eficiente ao seu Peugeot? Maravilha! Então que tal então, agora, conhecer de perto todas as opções a Saga Peugeot oferece ao seu público?

Visite hoje mesmo a Saga Peugeot e faça o test drive na opção que mais te agrada! Estamos te esperando com um café quentinho e os melhores carros do mercado.