Há algo especial em dizer adeus, especialmente quando se trata de algo que nos trouxe tanta alegria e emoção ao longo dos anos. No mundo automotivo, os entusiastas da Peugeot e Citroën estão se preparando para dar um adeus saudoso a um verdadeiro ícone: o motor THP (Turbo High Pressure). 

Com quase duas décadas de serviço dedicado, este propulsor turbo de 1.6 litro está prestes a se despedir, deixando para trás uma jornada cheia de memórias.

Quando o assunto é performance e eficiência, o motor THP (Turbo High Pressure) da Peugeot sempre foi uma referência, conquistando não apenas a marca, mas também o coração dos entusiastas de automóveis. Desenvolvido em parceria com a BMW, esse propulsor, conhecido por sua alta potência e economia, está prestes a se despedir após duas décadas de inovação e paixão.

A Jornada do THP: um símbolo do downsizing

O THP é mais do que um simples motor: é resultado de uma parceria entre a então PSA, composta pela Peugeot e Citroën, e a BMW. Nasceu em 2004, conhecido como Prince, apresentando uma gama de motores construídos com bloco e cabeçote de alumínio, sempre com quatro cilindros, 16 válvulas, e injeção direta de combustível.

A versatilidade desse propulsor foi surpreendente: variantes de 1.4 e 1.6 litro, aspiradas ou turbo, transitaram por diferentes potências e torques, adaptando-se a modelos que iam de compactos a esportivos. Sua história incluiu modelos como o Peugeot 208 e o esportivo RCZ R, demonstrando sua versatilidade e capacidade de se adaptar a diferentes demandas.

Tecnologia e engenharia: o segredo do THP

O THP não é apenas potência; é o resultado de soluções de engenharia avançadas. Um complexo gerenciamento eletrônico, estratégias de injeção, e componentes como turbo e bomba d’água foram integrados para otimizar o consumo de combustível, sem comprometer o desempenho.

Sensores, como os de pressão de admissão de ar e de gasolina, garantem que o THP alcance seu potencial máximo. Caso algo saia do curso, esses sensores alertam o condutor, garantindo eficiência e confiabilidade.

Desempenho excepcional: números que impressionam

O motor 1.6 de quatro cilindros do THP, presente em modelos como o 3008, 308, 408, 508 e o esportivo RCZ, entrega até 165 cv de potência a 6.000 rpm, com torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm. Esses números são notáveis, considerando a baixa cilindrada do propulsor.

A chegada do THP no Brasil

O THP fez sua estreia no Brasil em 2010, equipando o Peugeot 3008, com uma versão que rendia 156 cavalos de potência. Anos depois, modelos como o RCZ e o Citroën C4 Lounge se uniram à lista de veículos privilegiados com este motor, cada um com suas variantes de potência.

O C4 Cactus e o Peugeot 2008 mantinham viva a tradição THP, mas com os novos rumos da indústria automotiva, esses modelos também se despedem. Com a chegada de novas gerações e tecnologias, o THP será substituído por novos motores, como os 1.0 turbo e 1.3 turbo de origem FCA, da família GSE.

Uma história de sucesso no Brasil

No Brasil desde 2010, o THP marcou presença em modelos como o Peugeot 3008, RCZ, e Citroën C4 Lounge. Com o tempo, evoluiu para atender às demandas do mercado, ganhando a flexibilidade para operar tanto com gasolina quanto com etanol.

Ao longo dos anos, Peugeot-Citroën casou o THP com diferentes tipos de câmbio, oferecendo opções manuais e automáticas. No entanto, tudo tem um ciclo, e a despedida do THP no Brasil está próxima.

O adeus ao THP: uma decisão necessária

De acordo com informações da Mobiauto, a Stellantis, conglomerado que abrange as marcas Peugeot e Citroën, optou por não atualizar o THP para atender às normas do Proconve L8, válidas a partir de janeiro de 2025. Com isso, o THP será aposentado até o final de 2024, encerrando uma era de quase 20 anos de contribuição para a indústria automotiva.

O legado do THP: muito mais que um motor

A despedida do THP não é apenas o fim de um motor; representa uma mudança de paradigma na indústria. Com a evolução tecnológica e as demandas por eficiência energética, novos motores surgem para atender a essas necessidades, deixando para trás uma era de performance marcante.

Apesar da despedida iminente, o THP deixa um legado duradouro. Seja pelos prêmios de eficiência, pelos números impressionantes ou pela paixão que despertou nos fãs, o THP não será esquecido. Marcou não apenas o desempenho de carros, mas a história das marcas Peugeot e Citroën.

O motor THP será substituído por novas tecnologias, abrindo caminho para o futuro da mobilidade. No entanto, a comunidade automotiva sempre lembrará o THP como um ícone que impulsionou a performance e a paixão sobre quatro rodas. Adeus, THP; você continuará acelerando em nossas memórias.