A Peugeot do Brasil, capitaneada pelo grupo Stellantis, tem crescido no país de forma incrível e, embora os responsáveis por isso sejam muitos, o Peugeot 208 é, sem dúvida, um dos maiores dele.

Isto mesmo: a verdade é que, lançado em setembro de 2020, o Peugeot 208 vem desempenhando a virada de chave da empresa no mercado brasileiro e da região. 

O desempenho no mercado comprova: na época de seu lançamento a Peugeot respondia por 0,6% das vendas locais de veículos leves. 

Em janeiro conquistou sua maior fatia desde 2008: 3,5%, acima de sua projeção para 2022. O hatch somou 1 mil 989 emplacamentos no primeiro mês do ano, correspondendo a 48,7% das vendas da marca.

Com importante colaboração para um feito notável: a volta da Peugeot ao Top 10 de vendas, assumindo a nona colocação, ultrapassando a Nissan.

Esse volume de vendas garantiu ao 208 a décima-oitava posição do ranking dos automóveis e comerciais leves mais vendidos. 

Na Argentina, onde é produzido em El Palomar, na Grande Buenos Aires, o modelo também começou o ano com forte demanda e apareceu como segundo automóvel mais vendido.

Em 2021, seu primeiro ano cheio de vendas, somou 16 mil 342 emplacamentos, 55,3% do total comercializado pela Peugeot no mercado brasileiro – onde fechou com 1,5% de participação.

Junto com o 208 a Peugeot aposta na sua ofensiva na área de veículos comerciais e nos SUVs 2008 e 3008 para encerrar o ano com 3% do mercado, avanço que não é considerado dos mais difíceis por Felipe Daemon, seu chefe no Brasil: em alguns meses do ano passado chegou a somar 2,2% e no começo de 2022 conquistou 3,5%.

Ao longo do ano a empresa também promete lançar automóveis e comerciais elétricos, buscando o protagonismo da eletrificação dentro da Stellantis.

Conhecemos um pouco mais de perto o Peugeot 208, em sua versão Active Pack, a primeira do portfólio com câmbio automático, que tem como grande trunfo para atrair compradores o seu visual externo e o acabamento interno. 

A qualidade aparente das peças usadas internamente, ainda que a maioria seja de plástico rígido, é superior à de outros hatches do mercado, aproximando um pouco o 208 dos hatches médios neste sentido, mas com menos espaço para os ocupantes. 

Durante os dias em que a reportagem esteve com o modelo a percepção foi a de que o acabamento interno realmente é um ponto forte, assim como o bom sistema multimídia. O espaço interno permite viagens com quatro pessoas de maneira confortável, mas sem muita bagagem por causa do espaço limitado no porta-malas.

A lista de itens de série da Active Pack oferece ar-condicionado digital, kit multimídia com sistema igual ao de modelos mais caros da Stellantis, com capacidade para espelhar smartphones, rodas de liga leve aro 16, luzes de condução diurna de led, controlador de velocidade e quatro airbags. 

Na versão topo de linha essa lista ganha itens como banco de couro, faróis full led, seis airbags, quadro de instrumentos digital e 3D e teto solar panorâmico.

O ponto fraco fica por conta do motor 1.6 aspirado de 118 cv de potência, com desempenho que deixa a desejar na estrada, na hora de ultrapassagens e retomadas. 

Na cidade o motor do 208 consegue cumprir seu papel, rodando em velocidades menores, acoplado ao câmbio automático de seis marchas.

Entendeu por que o Peugeot 208 é o grande responsável pelo crescimento da marca no país? Integre este time! Faça hoje mesmo uma visita à Saga Peugeot e saia de lá dirigindo um Peugeot 208!